Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Thelypteris multigemmifera Salino CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii,v)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica de São Paulo. Tem AOO restrita a 4 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça onde existe a única subpopulação encontrada da espécie. Sua região de ocorrência sofre com o turismo intenso e as atividades agrícolas que causam declínio na extensão e qualidade do hábitat da espécie. Suspeita-se também do declínio de indivíduos maduros.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Goniopteris multigemmifera (Salino) Salino & T.E. Almeida;

Família: Thelypteridaceae

Sinônimos:

  • > Thelypteris multigemmifera ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A única população encontrada foi no Estado de São Paulo (Salino; Almeida, 2012).A espécie ocorre em altitude com cerca de 1000 m de altitude (Salino, 2002)

Ecologia

A espécie cresce em locais parcialmente sombreados, em solo argiloso molhado, próximo a quedas de água no interior de florestas úmidas (Salino, 2002)

Ameaças

10.1 Recreation/tourism
Incidência local
Severidade very low
Detalhes O morro do Cuscuzeiro (SP) é um ponto de grande beleza cênica. Ele é caracterizado por uma rocha exposta cujabase é circundada por uma faixa de Mata Mesófila Semidecídua, seguida de áreasde pastagem. O local recebe muitos turistas, principalmente com interesse em práticade montanhismo. Em finais de semana e feriado a visitação torna-se intensa epotencialmente agressora ao ambiente natural local, pois ocorre impacto nastrilhas pelo pisoteio, aumenta a quantidade de lixo no local, intensifica adegradação da vegetação nativa e favorece o aumento da erosão (Nardy, 1999)

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A região de Analândia sofre pressão pela substituição dos remanescentes paraa agricultura (Torresan; Lorandi, 2008)

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade high
Detalhes A região de Analândia sofre pressão pela substituição dos remanescentes para a expansão da atividade exploradora de minério (Torresan; Lorandi, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Extinta" (EX), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- TORRESAN, F. E. LORANDI, R. Brazilian Archives of Biology and Technology. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 51, n. 3, p. 635-646, 2008.

- SALINO, A. New species and combinations in Thelypteris subg. Goniopteris (Thelypteridaceae). Brittonia, v. 54, n. 4, p. 331-339, 2002.

- NARDY, R. M. C. Caracterização ambiental de áreas cênicas como subsídio para o planejamento de atividades turísticas: o caso do município de Analândia. Dissertação de mestrado. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 1999.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Thelypteridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB092151>.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Thelypteridaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Thelypteris multigemmifera in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Thelypteris multigemmifera>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 20:43:09